História
O criador da raça, de seu nome Edward Lawerack, utilizou um cruzamento de Braco espanhol e Pointer francês por volta do ano de 1800 para chegar ao belo exemplar que hoje conhecemos. O nome Setter (deriva da palavra sitting) é explicado pela forma original como esta raça se senta após ter encontrado a caça. Possui um faro excepcional que lhe permite detectar a passagem da caça mesmo horas depois. É um caçador incansável, adaptando-se bem a qualquer tipo de terrenos e resistente às intempérie e calor estival. Trabalha muito bem sob as ordens de um único dono. Embora a sua função original seja a caça, facilmente se adaptou à vida em casa. Uma vez que é bastante obediente e não ladra desnecessariamente, pode ser criado em espaços pequenos, não dispensando a sua dose de exercício diário. É que apesar de muito ligado ao dono, o Setter Inglês preza também a sua liberdade.
Temperamento
Obediente, afetuoso e com bons reflexos.
Tipo de Pêlo
Comprido, sedoso e acamado. Não deve ser frisado. Forma longas franjas na parte anterior do pescoço, na face caudal dos membros e nas nádegas. Cores: preto e branco, branco e limão, branco e castanho e branco e laranja (bicolores), e preto, branco e fogo (tricolores).
Descrição
O Setter Inglês é um cão elegante, sendo a sua cabaça alongada com uma ligeira depressão nasofrontal. O stop é bem marcado. O nariz é largo tendo uma cor negra ou muito escura. Os olhos são cor de avelã, grandes e brilhantes tendo uma expressão afável. As orelhas são pendentes com a ponta aveludada. Possui uns pés compactos e fortes. A cauda é comprida e continua a linha do dorso, possuindo um franjado que diminui de tamanho até à ponta.
Observações
O longo pêlo claro requer alguns cuidados para que não fique sujo e com emaranhados, devendo ser escovado regularmente.