História
O Pastor Belga Laekenois é a variedade mais rara de raça Pastor Belga. Isto deve-se ao fato de ser o menos popular das quatro variedades. Curiosamente é a único com pêlo áspero, mas é o que tem de todos melhor temperamento. O fato de esta variedade não ser reconhecida nos EUA, ao contrário das outras variedades Malinois, Tervueren e Groenendael, também pode contribuir para a menor popularidade do Laekenois. Na sua terra natal, a Bélgica, o Laekenois já reconhecido desde 1897.
Contudo, o Laekenois não foi sempre o preterido. No tempo da Rainha Henrietta da Bélgica o Laekenois era considerado o melhor cão de pastor e nenhuma família recusava a sua ajuda. Aliás, o nome da raça deriva nome do local onde viveu e que a rainha visitava frequentemente: o Castelo de Laecken.
Hoje em dia, esta variedade é difícil de encontrar. O Laekenois mantém as suas funções de guarda de campos de linho e ovelhas, mas é também utilizado em operações de busca e salvamento.
Temperamento
Muito inteligente e trabalhador, o Pastor Belga Laekenois mantém intactos os seus instintos protetores. É importante mantê-lo ocupado ou dar-lhe um trabalho, pois, caso contrário, este cão aborrece-se facilmente e pode-se tornar destrutivo.
O Leakenois tenta ser o cão dominante e deve por isso ser socializado com outros animais desde pequeno. Como pastor, por vezes tende a pastorear os humanos ou outros animais tais como cães e gatos, mordendo os calcanhares.
De todas as variedades de Pastores Belgas, é o menos nervoso e o mais consistente.
O Laekenois é muito leal e adora a tenção da família, mas tende a escolher uma pessoa como dono. É mais feliz se lhe for dada a oportunidade de viver dentro de casa.
Esta raça adapta-se a um apartamento se for suficientemente exercitada, mas zonas maiores adequam-se melhor ao seu temperamento. Precisam de caminhadas diárias longas.
Descrição
O Pastor Belga Laekenois é um cão de porte grande, mas harmonioso, resultando numa cominação de elegância e força. As medidas ideias para os Pastores Belgas são 62 cm para os machos e 58 cm para as fêmeas. Segundo o standard, a altura pode variar 2 cm do limite mínimo e 4 cm do limite máximo. Os machos têm entre 25 e 30 kg e as fêmeas entre 20 e 25 kg.
Tal como as outras variedades, o Laekenois tem um stop moderado e um nariz preto. Os olhos são de tamanho médio, acastanhados, mas escuros de preferência, dando –lhe uma expressão viva, inteligente e inquisitiva. As orelhas são pequenas e triangulares.
Constituído para trabalhar, o Laekenois tem uma corpo musculoso, sem ser demasiado pesado. O pescoço é relativamente longo e forte, terminando num peito um pouco largo. Os membros anteriores são compridos e musculados com pés arredondados. Os posteriores são ligeiramente arqueados, com pés ovais. A cauda é comprida, mantida baixa e ligeiramente curvada.
O que distingue as variedades de Pastores Belgas é o tipo de pelagem. O Laeknois tem o pêlo cerdoso e com um comprimento médio de 6 cm. As zonas de pêlo mais curto são o focinho e as pernas. A cauda não deve formar uma pluma. A única cor permitida par ao Laekenois é o fulvo, apesar de serem permitidas sombras escuras sobretudo no focinho e cauda. É também aceita pequenas marcas brancas no peito e nos dedos.
Saúde e Higiene
Por ser a variedade menos popular do Pastor Belga, o Laekenois não passou pela criação desenfreada e irresponsável que as raças mais procuradas tendem a sofre. Selecionado mais com base no trabalho do que na aparência, esta variedade não conhece grandes problemas de saúde. A maior preocupação sé o teste a taras oculares que ocasionalmente surgem nestes exemplares.
A pelagem deve ser escovada semanalmente, mas durante as épocas de muda do pêlo, duas vezes por semana, os cuidados devem ser mais frequentes.