Histórico
Este Galgo, o maior do mundo, talvez seja descendente de cães introduzidos na Irlanda por Celtas ou descende de uma antiga raça irlandesa. Alguns crêem ser o produto de um cruzamento entre os Cães Pastores Irlandeses e os Galgos Árabes. Outros acreditam que o Galgo da Escócia terá participado na sua criação. No início, foi desenvolvido para caçar e matar lobos "Wolf". Tornou-se quase extinto, tal como o lobo, por volta de 1800. A partir de 1860, o capitão G. Graham decidiu renovar a raça, cruzando os últimos espécimes com o Galgo Escocês e, talvez, o Dogue Alemão e o Borzoï. A raça foi reconhecida pelo Kennel Club em 1897. A sua reprodução em França só teve início realmente nos anos 70. O seu número é muito modesto.
Educação
Muito paciente, muito corajoso, dotado de uma força temível: poderá ser dócil se acariciado, feroz se provocado. Este caçador de lobo e javali é também um cão de guarda eficaz e dissuasivo. Não deve ser treinado para a defesa ou para o ataque, pois tornar-se-ia muito perigoso. De um temperamento calmo, meigo com as crianças, ele é muito ligado ao dono. Para controlá-lo é necessário educá-lo firmemente.
Conselhos
Não deve viver na cidade. Precisa correr frequentemente, em total liberdade. Escovar semanalmente.
Utilização
Cão de caça. Cão de companhia.
Descrição
O Irish Wolfhound é o maior e o mais alto dos cães Hound ou Galgos. Os machos devem ter entre 81 cm e 86 cm, sendo 79 cm o mínimo permitido. O cão não deve pesar menos de 54,9 kg. Para as fêmeas os valores são diferentes: devem ter no mínimo 71 cm de altura e 40,5 kg. Não há limite máximo nem para altura nem para o peso no estalão da raça.