História
“Protetor” e “Guardião” da propriedade. Este é o significado da palavra latina “cohors”, da qual se acredita ter derivado o nome da raça. De origem italiana, este cão desenvolveu-se apartir do antigo molossóide romano “canis pugnax”, utilizado na guerra e guarda de propriedades, mas tornou-se mais leve e ágil. Usado como guarda pessoal, ou de terrenos, mas também como caçador, o Cane Corso era popular por todo o território Italiano. Com o passar do tempo, foi perdendo terreno para se concentrar apenas no Sul de Itália. A raça tal como a conhecemos hoje resulta do aproveitamento dos belos exemplares que se encontraram sobretudo na província de Apúlia.
Temperamento
Leal e dependente, o Cane Corso Italiano é o protetor da família. Como bom cão de guarda, não gosta de estranhos, mostrando-se mesmo agressivo, mas tolera-os na presença dos donos. Dá-se bem com crianças, mas não gosta de outros cães.
Necessita de um dono experiente capaz de lhe dar a educação e socialização, essenciais para o seu desenvolvimento equilibrado. O grau de dificuldade do treino é baixa, mas esta raça tende a ser dominante.
Apesar de serem pouco vocais, são bons cães de alerta.
Versátil, o Cane Corso Italiano vive bem num apartamento, desde que seja suficientemente exercitado, mas também se adapta à vida no exterior.
Estes molossóides necessitam de atividade física e respondem bem a corridas diárias ou longos passeios.
Descrição
O Cane Corso Italiano é um cão possante, entre o tamanho médio e o grande. Forte e robusto, os cães devem ter entre 64 e 68 cm e as fêmeas entre 60 a 64 cm, com uma tolerância de cerca de 2 cm. Robusto, os cães pesam entre 45 e 50 kg e as fêmeas entre
40 a 45.
Com uma cabeça larga e um stop marcado, o Cane Corso Italiano é um típico Molossóide, mas mais elegante e ágil do muitas raças do género, como o Bulldog.
Os olhos devem ser escuros e o nariz é preto. As orelhas não devem cortadas.
Saúde e Higiene
O Cane Corso Italiano tem o pêlo curto, não necessitando de cuidados excessivos com a pelagem. Uma escovagem regular é o suficiente para remover o pêlo solto. Larga pouco pêlo.
Como raça de grande porte, o Cane Corso Italiano tem uma esperança média de vida não muito longa, ente os 10 e os 12 anos. As principais preocupações a nível de saúde são os problemas nas articulações, sobretudo displasia.