Temos visto inúmeras matérias na internet sobre criadouros clandestinos, que submetem os animais a péssimas condições físicas e psicológicas.
O Bolsa de Filhotes não compactua com essas práticas e as condena veementemente. Assim como existem maus profissionais em todas as áreas de atuação, o mesmo acontece no segmento de criação de animais.
Entretanto, antes de generalizar, não se esqueça de que também há pessoas sérias e capacitadas realizando um trabalho honesto e digno de respeito.
Da mesma forma, o Bolsa de Filhotes apoia a adoção responsável de animais e faz um alerta: antes de tomar sua decisão, avalie as seguintes questões:
1- Tenho tempo disponível para um animal de estimação? Tempo inclui: passeio, disciplina, trato.
2- Tenho condições financeiras mínimas? Estas incluem alimentação, abrigo, vacinas e reserva em caso de eventuais problemas de saúde.
3- Tenho espaço físico adequado? Inclui a preparação de ambiente em consonância com o porte do animal, se haverá problemas com a vizinhança etc.
LEMBRE-SE: adoção responsável é disciplina, exercício, cuidado e carinho. Não é manter um bicho na corrente para fazer a guarda da sua casa.